domingo, 21 de novembro de 2010

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS AMIGOS DOS CASTELOS



Já há algum tempo, que um velho amigo e colega, me vinha desafiando para o acompanhar numa visita a monumentos históricos.

Segundo ele, tornara-se sócio de uma associação, que organiza interessantes passeios a zonas com história. Desde castelos, conventos, mosteiros, etc.

Estes passeios, têm durações variadíssimas, uns podem durar um dia, como podem se prolongar por mais de uma semana. E quanto ás localizações, é o mesmo, enquanto existem visitas, que se confinam á cidade de Lisboa, outras podem ter destinos longínquos como a Turquia ou Itália.

Deste modo, lá fui eu. O plano consistia durante todo o dia de Sábado, visitarmos os antigos Coutos de Alcobaça, nomeadamente, o Mosteiro de Alcobaça, Convento das Bernardas, (convento de Ordem de Cister) em Cós, e ainda algumas curiosidades, como ver como funcionam, os Moinhos do Canal.

Não há dúvida, que quanto mais se aprende, quanto mais se vê, quanto mais se conhece, mais se sabe, que afinal, não se sabia, não se via, nem se conhecia.

Confesso, que não conhecia nenhum destes monumentos, e aprendi alguma coisa sobre os cistercenses e a sua Ordem, bem como um pouco de história de arte.

Eu, que estava convencida que sabia de história, perante todos aqueles entusiastas do mundo antigo, fiquei surpresa e aos mesmo tempo consciente, com a minha ignorância na matéria.

Chuvia a cântaros, estava frio, mas não me arrependi nem um bocadinho, por ter optado por passar o Sábado a conhecer e descobrir.

Já me ínscrevi, e espero que aceitem a minha proposta de sócia, porque gostaria muito, de continuar a ver e descobrir o meu Portugal.



"ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS AMIGOS DOS CASTELOS" www.amigosdoscastelos.org.pt

Sem comentários: