sábado, 20 de novembro de 2010

DAS CINCO MEDIDAS DEFENDIDAS PELO CDS PP ALMADA

Exmo. Senhor Dr. Fernando da Pena,

Li atentamente o seu artigo sobre as propostas do CDS PP Almada, para o novo orçamento municipal.

Gostaria de lhe transmitir o que penso em relação a dois dos aspectos que focou.

Diz o Dr. :

Numa situação social de emergência, são os idosos aqueles que mais sofrem em silêncio. Tantas vezes marginalizados por uma cultura da juventude, isolados, prisioneiros em suas casas, privados de conforto material e humano, necessitam das autoridades públicas atenção prioritária. O CDS propõe uma redução drástica da despesa do município em propaganda, festas, brindes e outras acções de promoção, em favor do reforço do cuidado com a população idosa. Assistência de enfermagem e aquisição de medicamentos, apoio doméstico para compras e pequenas reparações, parcerias de voluntariado e assistência energética e de climatização são aspectos que facilmente se entende estarem à frente da oferta de relógios, dos inúmeros jantares e dos caríssimos anúncios de televisão que esta Câmara habitualmente promove.

Bom não poderia estar mais de acordo.

Já é tempo dos Almadenses acabarem com estes gastos, que se traduzem num esbanjamento de dinheiros públicos, para conseguir mais uns votos para o "partido". Lá diz o ditado: "Com papas e bolos enganam-se os tolos..."

Não resisto a contar-lhe o seguinte episódio:

Da minha janela (bastante alta) sobre a zona favorita das festarolas organizadas pela Câmara, que como se sabe é a Praça S.João Batista, vejo e ouço muito bem as ditas, sobretudo na altura do Verão, que são dia sim dia não.

Numa dessas noites, em que actuava um jovem conjunto português, estavam cerca de seis pessoas a assistir.

Pergunto: Quanto é que ficou aquela noite a todos nós, para que seis pessoas tivessem espectáculo gratuito.Isto, já para não contar com a tortura, que nós habitantes do centro temos de sofrer com barulhos e confusão.

 Quanto á outra medida defendida pelo CDS PP, e que passo a transcrever:

 "Em segundo lugar, reconhece-se em todo o concelho a falência da limpeza do espaço público. Algumas freguesias, como a Charneca, são vítimas gritantes de uma Câmara que parece ter desistido de Almada. O reforço orçamental e técnico da limpeza urbana e um plano de combate a graffiti e tags é urgente, embora constitua apenas um pequeno passo na devolução das ruas aos cidadãos."

Apesar do problema graffiti ser real, veja-se com que regularidade as montras do centro da cidade são vandalisadas, bem como os prédios, muitos deles pintados recentemente, há também a questão da falta de civismo dos habitantes.

Claro que são a excepção, mas mesmo assim, nem imagina as situações a que assisto por parte de algumas pessoas.

Aí está uma boa tarefa para a ECALMA. Por exemplo, levar as pessoas a deitarem o lixo no contentor e não ao lado, respeitar as divisões dos lixos para reciclagem, apanhar os dejectos dos animais, acabar com o escândalo dos skates que circulam por todo o lado, sem qualquer respeito pelos passantes, sejam eles velhos ou crianças.

Por outras palavras, o problema da limpeza no centro de Almada, e não me estou a referir á Charneca como é óbvio, deve-se sobretudo á falta de vigilância e não propriamente por falta de carros de limpeza, ou varredores, pois esses são diários por aqui.

Almada está cada vez mais desinteressante, a população envelhecida, feia porque lhe tiraram as arvores, a constante deslocação da restauração e lazer para a zona da Caparica e do Forum Almada, enfim, está definhando, e a voltar a ser um simples dormitório, sem vida própria, como era há cerca de 40 anos atrás.

O CDS PP ALMADA DEVE AJUDAR A SALVÁ-LA PARA QUE VOLTE A TER OUTRA VEZ VIDA PRÓPRIA. 




1 comentário:

Fernando Sousa da Pena disse...

Tive o grato prazer de ler o seu comentário. Obrigado.