sábado, 26 de novembro de 2011

Frases de um Jurista.

Frases Célebres de um Jurista

Ruy Barbosa

Toda a capacidade dos nossos estadistas se esvai na intriga, na astúcia, na cabala, na vingança, na inveja, na condescendência com o abuso, na salvação das aparências, no desleixo do futuro. (Rui Barbosa – Colunas de Fogo, 79).


"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". (Obras Completas, Ruy Barbosa de Oliveira. 1914)



-" Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado ! " (Ruy Barbosa de Oliveira)


Ruy Barbosa de Oliveira: jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro.Foi coautor da Constituição da Primeira República Brasileira. Defendeu o federalismo, o abolicionismo e os Direitos Humanos. Destacou-se como jornalista e advogado.









4 comentários:

Elias disse...

A inveja: a mediocridade do Ser-Humano!
Infelizmente o referido jurista, tinha e tem toda a razão.
E como continua actual. Aliás, o será sempre.
Apesar de ser um sentimento mesquinho da condição humana, é de mais evidente, nuns povos que noutros.
Não me perguntem porquê. Por variadas e muitas razões.
Este senhor brasileiro, proferindo estas palavras, com um século, poderia estar perfeitamente a se referir, aos portugueses. De todos os tempos, desde que existem.
Lusíadas, há quinhentos anos, descrevia qualidades, mas também defeitos, a tamanha inveja, carácter intrínseco dos Lusos, pelo menos da maioria.
Nada mudou.
O que explica quase tudo acerca do estado da nação.
Percebe-se de forma bem nítida que a inveja advém do apego a coisas materiais, do desejo de obter o que o outro possui, tanto de posses como de virtudes.
O invejoso vive em prol da vida alheia, esquecendo-se de cuidar da sua própria vida, vivendo em função da vida do outro.
Nada faz, para ele próprio conseguir, com esforço e mérito, aquilo que queria ser, ter ou fazer.
Não!
Limita-se, por vezes sem noção, sem controlo da sua mediocridade, desejar mal, a quem inveja.
Pura maldade.
Negativismo da sua essência.
Se não alcançar a auto-consciência, a procura da verdade em si mesmo, o seu lugar neste mundo, corre o risco de não se desenvolver e/ou crescer, morrendo de forma lenta e agonizante, no seu próprio veneno.
Como gostaria, que o ser-humano evoluísse. Sim, é uma questão civilizacional.
Que este meu povo, não fosse assim.
Vivam a vida, a vossa vida.

Abraço.
TITO COLAÇO

HELENA DE BRITO disse...

Caro Tito, como sempre sábio nos seus comentários.
Sempre foi um dos nossos maiores problemas, o sentimento de inveja. O carro, a casa, a piscina, o filho do vizinho são sempre objecto de desejo... de ter... ao invés de gostarmos de evoluir por nós próprios.

Já agora um aparte: gostaria de lhe dar conhecimento (em primeira mão), que irei reformular este blog, tornando-o essencialmente relacionado com o Direito, criando por outro lado um segundo, dentro dos trâmites e espírito do "Espaço jurídico".

Elias disse...

Óptima ideia!
Conte comigo, em participar e divulgar.

Abraço.

TITO COLAÇO

HELENA DE BRITO disse...

Conto consigo ... Porém em vez de reformular o "Espaço Jurídco" como lhe disse, criei o "A advogada de Almada", exclusivamente ligado ao Direito, não deixa de ser um projecto, talvez demasiado ambicioso, já que se avizinham alterações assustadoras. O "Esapaço Jurídico" vai-se manter para todo o resto...Até breve.

Helena de Brito