sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Maior penalização nas compensações por despedimento no IRS

Indemnizações sujeitas a mais IRS



Paula Cravina de Sousa e Cristina Oliveira da Silva - Diário Económico


19/10/11 00:05


Montante isento de imposto diminui, segundo o OE/12.




As compensações recebidas pelos trabalhadores por despedimento vão passar a ser mais penalizadas no IRS. Actualmente há uma parte do montante recebido a título de indemnização por despedimento que está isenta de IRS. Ora, o Orçamento do Estado para 2012 (OE/12) prevê uma redução do valor isento, o que, na prática, vai agravar a carga fiscal suportada pelos contribuintes.



Até aqui a lei apenas sujeita a imposto a parte que exceda o valor correspondente a uma vez e meia o valor médio das remunerações recebidas nos últimos 12 meses, multiplicado pelo número de anos ou fracção de antiguidade ou de exercício de funções na empresa. A partir de 2012, é eliminada a referência a uma vez e meia o valor médio das remunerações, passando o limite a ser o próprio valor médio das remunerações. No final, o contribuinte terá, então, de pagar mais imposto pela indemnização que recebeu. A norma aplica-se aos despedimentos legais como os despedimentos colectivos, despedimento por inadaptação ou por extinção de posto de trabalho, por exemplo.



Actualmente, as compensações por despedimento legal correspondem a 30 dias de retribuição-base e diuturnidades por ano de antiguidade (ainda que haja liberdade de negociação em caso de mútuo acordo). No entanto, a partir de Novembro, os novos contratos celebrados já só têm direito a receber 20 dias. Por outro lado, também se introduz um tecto de 12 salários e elimina-se o pagamento mínimo de três meses.

2 comentários:

Elias disse...

Realmente é pena, talvez pelo parco tempo em que se tem para "baixar" drásticamente o défice, de não se cumprir a promessa eleitoral de estruturalmente cortar nas tais "gorduras" do nosso Estado, ao invés de atacar o "esqueleto", já de si débil.
Como eleitor e social-democrata, sinto-me, mais uma vez, ultrajado, pela falta de honestidade, destes "nutricionistas".
Um abraço Dra.

HELENA DE BRITO disse...

Não conseguia dizer melhor, caro Tito. De facto, se querem mobilizar as pessoas para que aceitem esforços e sacrifícios, têm de começar por dar o exemplo e retirar tambem aos que injustificadamente têm muito. Como costumo dizer, por vezes mais vale um tubarão que uma tonelada de petinga...Um abraço Tito.