sábado, 25 de junho de 2011

SENHORA PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALMADA,
NA NOITE DE SÃO JOÃO, A RUA DAS SARDINHADAS ESTAVA ÁS ESCURAS, E O TRÂNSITO NÃO FOI CORTADO....MAS OS ALMADENSES DIVERTIRAM-SE A VALER...


 Almada tem sido uma cidade voltada desde há muito, para a esquerda comunista.


E os resultados das votações têm falado por si. Só por duas vezes, o partido comunista, não obteve a maioria absoluta.



A primeira, quando o PS resolveu apresentar um candidato com algum potencial, Leonor Coutinho, e  segunda, fruto de decisões impopulares da Senhora Presidente da Câmara de Almada, que mesmo com Pedroso como candidato do PS, não atingiu os resultados habituais.


Os Almadenses, preferiram então votar no PSD, CDS e no BE, ou mesmo no Pedroso, mas deixaram a Senhora Presidente, segundo me constou, bastante chorosa....

Ora, não sei se foi por causa deste desgosto, pois segundo os entendidos, o Amor anda por vezes de mãos dadas com o ódio, que de há uns tempos a esta parte, a Senhora Presidente da Câmara de Almada, tem feito umas coisas, que mais parecem birras por quem se sente rejeitado...

Vejamos por exemplo a passada noite de São João:


Para os que desconhecem, São João Baptista, é Santo Padroeiro de Almada, e portanto, desde que me lembro, há sempre festarola cá por estas bandas...


Quando eu era miúda, mesmo no centro, da então vila de Almada, existiam ainda uns terrenos sem construções, e era aí, nessa zona, que havia a feira. Ali se vendiam coisas em barro, andava-se no carrossel, comiam-se as farturas, e se a memória não me engana, cheguei mesmo a andar nos carrinhos de choque, que era simplesmente soberbo.

As sardinhadas e arraiais, esses realizavam-se em vários locais, como por exemplo em Cacilhas, que persistiram até aos dias de hoje.
Almada, actualmente, é uma cidade muito envelhecida, onde quase não existe movimento, quer de pessoas, quer de carros, sobretudo a partir de certas horas.

Realidade contrastante com a de outrora, pois daqui saíram muitas pessoas para todas as partes do país ou do mundo, que por diversas razões, tentaram melhorar o seu futuro.

Almada foi também o destino de muitos. Pela sua situação geográfica, que ficava do outro lado do Rio Tejo, com vista para a Capital, vinham de todas as zonas do País, nomeadamente do Alentejo, as gentes que para melhorarem de vida, ou sair de uma existência sem esperança, arranjavam casa em Almada, e todos os dias, lá iam para o seu trabalho, que ficava na outra margem.

Com o tempo tudo mudou, e embora muitos continuassem a trabalhar longe, a agora cidade de Almada, tinha vida própria, com um comércio que não parava de crescer, imensa construção, mais estabelecimentos de ensino, com faculdades, Praias maravilhosas,  com um mar que reúnia condições invejáveis, num ambiente agradável e cheio de vida.

O que é bom acaba depressa, e num ápice, a cidade envelheceu, o comércio tradicional vai morrendo aos poucos, não havendo quase movimento nas ruas, e portanto pergunta-se....PORQUÊ?


Claro que quando estas coisas acontecem, não há uma só razão, nem uma só culpada...por mais que alguns quisessem que assim fosse, mas...sem dúvida, que podemos apontar de imediato para as seguintes:

O CENTRO COMERCIAL: FORÚM DE ALMADA.

CRISE ECONÓMICA.


METRO DE SUPERFÍCIE E RESPECTIVOS CORTES AO TRÂNSITO, SEM TRAJECTOS ALTERNATIVOS EFICAZES.

E podem crer, que foram estas as principais razões, para hoje os Almadenses, olharem para a sua cidade com tristeza e nostalgia. Mas.....


Sempre existem excepções, e uma delas é sem dúvida nenhuma, os festejos da noite de São João em Almada.

Eu, que faço anos no dia 24 de Junho, festejar o meu dia, é sem dúvida, comer as melhores sardinhas do mundo, num restaurantezinho no largo dos Antigos Bombeiros de Cacilhas.


Não há sardinhas naquele dia que me saibam melhor que aquelas, e tanto me faz ir acompanhada com um grande grupo, como se for só com a minha filha, o que eu não prescindo, é mesmo daquele jantarzinho da noite de 23 para 24 de Junho.


Ora...assim como eu há muitos mais, e é só vê-los ali todos, desde da cabeleireira ou da senhora da loja não sei quantos...até ao Senhor Juiz acompanhado de sua família, " e olha! ali vai o Dr. tal...o médico veterinário dono daquela clínica não sei das quantas".....


De repente estamos na Almada Antiga, onde todos se conhecem, uns melhor outros piores, e todos vão ao mesmo, á sardinhada assada acompanhada daquela salada mista, que nos sabe tão bem.

Mas a Senhora Presidente, de facto, deve andar mesmo às avessas com os Almadenses, pois até nem permitiu, que a Rua Cândido dos Reis, fosse fechada ao trânsito como nos anos anteriores, apesar das súplicas dos donos dos restaurantes, de forma que, as pessoas comiam às mesas e logo ali, a 50cm passavam os jipes, as wagons as motos e sei lá mais o quê.

Não contente, com o não fechar a rua dos restaurantes ao trânsito naquela noite, que era tão importante para os comerciantes da zona, toda a Rua estava sem luz pública.

O que valeu, foram as luzes que provinham das lojas, restaurantes e cartazes publicitários luminosos, que alumiavam quem estava ás mesas e aos passantes.


O cúmulo era que, mal que acabava a Rua Cândido dos Reis, que é a zona dos restaurantes, a luz voltava.
Lá atrás depois dos antigos Bombeiros, já havia luz pública

Olhe SENHORA PRESIDENTE ... NÃO LHE SERVIU DE NADA, POIS A NOITE DE SÃO JOÃO FERVILHAVA DE VIDA. ALI ESTAVAM VELHOS, CRIANÇAS, JOVENS E MADUROS, ESTAVAM LÁ TODOS.... A COMER E A BEBER. E DURANTE O TEMPO QUE ALI ANDEI, BEM DIVERTIDOS E ORDEIROS, QUE ERA UM REGALO DE SE VER... APESAR DAS SUAS MEDIDAS IMPOPULARES, OS ALMADENSES ALI ESTAVAM A FAZER JUSTIÇA Á SUA MELHOR TRADIÇÃO.

BEM HAJAM.







4 comentários:

Elias disse...

Realmente!!!
Não estive presente na nossa noite de São João, mas o que conta é realmente inacreditável!
Como a politiquice medíocre de quem abusa do poder como se fosse dona da cidade de que nestes episódios demonstra tamanha falta de consideração por quem, pelos vistos, tem votado nela!
Ainda hoje, pleno século XXI, e após tantos anos como tenho de vida! do nascimento da nossa Democracia, ainda estes autarcas!!! Marxistas-Leninistas, continuam a existir!!! no poder local (sim, porque a nível governamental, Graças a Deus, nunca conseguiram!) como se fossemos um enclave soviete qualquer.
Só resta esperar que os eleitores das autarquias comunistas, acordem do sonho utópico do ideal teórico Marxista e se mentalizem que a outrora endeusada URSS, faz parte da história do século XX, e que mesmo transvestida de Socialista como alguns países adoptaram em novas denominações, são concepções que merecem ser revistas.
Como Almadense, espero por esse dia, tal como esperei, por este novo governo.
Haja esperança em melhores dias...

HELENA DE BRITO disse...

Tito, não é para estranhar esta forma de estar da nossa Presidente. O seu lema sempre foi: "ou és por mim, ou estás contra mim". Democracia é palavra que não consta do seu dicionário...apesar de a usar muito nos seus discursos.
Uma nota: ainda há bem pouco tempo, a senhora Presidente esteve com Jerónimo Sousa em tom de comício no Centro de Almada, e a conclusão a que cheguei, é que já são quase nenhuns os que querem ouvir os seus discursos vazios e repetitivos sem qualquer significado real.

Elias disse...

Não querendo ser desagradável nem mal educado ou muito menos anti-democrata, o que nenhuma destas características, acredito não ser, o que antes se dizia sobre a tal cassete do PCP, hoje hodiernamente, será a Pen USB, desgastada e retrógada mensagem contidas, e discursos negativos, do bota-abaixo, contra tudo e contra-todos, anti-isto e anti-aquilo!!! já se dizia nos anos 70´, lema pregado por estes: "Se não estás comigo, estás contra mim!" imagem de marca da democracia comunista.
Espero que um dia a nossa cidade, deite o "muro" abaixo! e veja a verdadeira liberdade politico-partidária expressa em acções compatíveis com a pluralidade de ideias de teor democráticas.
Acho e tenho um feeling, sendo filha da terra, conhecedora com alma Almadense, que a Dra.Helena daria uma óptima Presidente da nossa autarquia, já pensou nisso? como independente, apoiada pelos partidos que hoje formam governo, não seria má ideia.
Abraço.

HELENA DE BRITO disse...

Meu caro Tito, lamento mas não podia estar mais enganado, apesar de ser almadense e conhecedora da terra, não tenho alma política, nem um bocadinho que seja, pelo que a minha candidatura estaria destinada a um fracasso certo.

Um abraço.