quarta-feira, 29 de junho de 2011

Afinal depois de tudo o que fez a Almada...O METRO É UM FIASCO??



O Metro Sul do Tejo com menos 60% de passageiros do previsto

(Artigo de Dírcia Lopes publicado no Económico online)

"Concessão prevê 80 mil passageiros. Nesta fase, não ultrapassa os 40 mil utentes.


O Metro Sul do Tejo ainda não conseguiu atingir o número de passageiros previsto no contrato de concessão. José Luís Brandão, administrador da Metro Transportes do Sul (MTS), concessionária do metro de superfície da Margem Sul do Tejo, admite ao Diário Económico que, da rede que está em funcionamento, apenas "estão a ser transportados entre 35% a 40% do número de passageiros previsto no modelo financeiro".


De acordo com o administrador do Metro Sul do Tejo, no contrato de concessão assinado com o Estado o número de utentes deveria rondar os 80 mil. Mas, nesta fase, "só estamos com cerca de 35 a 40 mil passageiros", sublinha José Luís Brandão.

Perante este cenário, o administrador da concessionária lembra que a empresa continua a depender das subvenções do Estado, tal como ficou acordado com o anterior Governo. O valor referente às indemnizações compensatórias de 2010 ascendia a cerca de sete milhões de euros, montante que ainda não foi totalmente liquidado. José Luís Brandão esclarece: "Recebemos 5,5 milhões de euros, sendo que falta pagar o último trimestre de 2010 e o primeiro de 2011."


1 comentário:

Elias disse...

0 problema, até não está na ideia de transporte mais eficaz e amigo do ambiente. Até não está, em retirar do centro da cidade, alguns automóveis, diminuindo o tráfego e consequente poluição.
O problema foi e é na concepção física do projecto.
As suas dimensões sobredimensionados para um centro da cidade, em que não foi contemplado de origem, tal transporte,em sintonia com as rodovias e passeios.
As alterações inevitáveis introduzidas com a implementação deste Metro de superfície, vieram acarretar prejuízos ao nível do comércio tradicional, com cortes e desvios de rotas das estradas e perigar o espaço vital para os transeuntes.
Por vezes, a modernidade traz alguns embaraços, que se pretendem temporários, mas que se prolongam ad eternum, na vida de quem se desloca e vive na cidade de Almada.
Penso que apesar de tudo, de todas as vantagens que trouxe, o centro e acessos modificados para este tipo de transporte, é que continuo a ter dúvidas sobre as melhores opções.
Abraço.