terça-feira, 18 de janeiro de 2011

EM PREÇO DA GASOLINA, SOMOS OS PRIMEIROS DA EUROPA

TEMOS A GASOLINA MAIS CARA DA EUROPA, NÃO VENHAM DIZER QUE SOMOS SEMPRE OS ÚLTIMOS EM TUDO

O preço da gasolina atingiu o valor mais alto de sempre, superando mesmo o máximo histórico registado em julho de 2008. A Galp aumentou o preço da gasolina em 2 cêntimos e do gasóleo em 3 cêntimos na noite de domingo para segunda-feira. Também a BP subiu 1 cêntimo ao litro da gasolina sem chumbo e do gasóleo. Nesta madrugada, a Cepsa fez subir os preços da gasolina e do gasóleo em 1 e 2,1 cêntimos respetivamenteNos postos da petrolífera nacional, um litro de gasolina custa agora 1, 533 euros e o gasóleo vale 1,348 euros. A Galp explica as constantes subidas com as "alterações nas cotações do gasóleo e da gasolina no norte da Europa, que têm estado a disparar desde há várias semanas”, bem como a valorização do dólar em relação ao euro.

Na BP, o litro de gasolina sem chumbo-95 está em 1,529 euros e o gasóleo custa 1,329 euros. As alterações de preços na Cepsa implicam que o cliente pague 1,523 euros por um litro de gasolina e 1,339 euros pelo gasóleo.

A ANTRAM já reagiu, considera esta “uma situação insustentável”, que poderá colocar em risco muitas empresas e postos de trabalho. O diretor regional da ANTRAM Miguel Gonçalo não contava com as constantes subidas no preço dos combustíveis e defende a realização de uma "reunião de emergência".

“O gasóleo aumentou o ano passado mais de 17 por cento. Este ano, em 15 dias, aumentou mais de 7 por cento. Os transportadores não estão a conseguir refletir este aumento para os seus clientes porque os clientes também estão numa situação complicada e não aceitam aumentos dos transportadores”, declarou Miguel Gonçalo, argumentando que os preços deveriam subido para os clientes em mais de 10 por cento.

“Tem de haver protesto porque esta situação, a juntar às SCUT que entraram em 2010 e que se preveem entrar em agora em abril do corrente ano torna-se insustentável para as empresas. Como referi, este custo não está a ser refletido nos clientes e, neste momento, coloca-se em causa a sobrevivência de muitas empresas e de muitos postos de trabalho”, acrescenta.

Os automobilistas que tiveram que abastecer, contactados pela reportagem da RTP, mostraram-se indignados com o aumento dos preços.
Os dados mais recentes da Comissão Europeia apontam Portugal como tendo o gasóleo mais caro da Europa, a seguir à Grécia e à Finlândia, enquanto o mais barato é da Irlanda, Áustria e Reino Unido.

Desde setembro que os preços da gasolina sem chumbo 95 subiram em média todas as semanas, à exceção de quatro vezes, apesar de se terem registado sete quedas de preço deste produto refinado nos mercados internacionais.
As petrolíferas referem que estes preços na bomba acompanham a média semanal de preços dos produtos refinados nos mercados internacionais.
Barril de Brent está próximo de 100 dólares

O barril de Brent, referência para o mercado português e para entrega em março, era negociado esta manhã no mercado de futuros de Londres, em 97,73 dólares, ou seja, mais 30 cêntimos do que no fecho de segunda-feira. A previsão é que os combustíveis continuem a aumentar.
A Agência Internacional de Energia (AIE) considera que a recente escalada nos preços do crude nos mercados coloca "um verdadeiro risco económico".
Os sucessivos aumentos do preço do petróleo, aproximando-o dos 100 dólares por barril, "suscitam receios sobre o impacto dos preços elevados na recuperação económica mundial", no seu relatório semanal.

A AIE reviu em alta as suas previsões para a procura mundial de petróleo em 2010 e 2011, estimando que a procura de petróleo tenha sido de 87,8 milhões de barris por dia no ano passado e que no corrente esta procura atinja 89,1 milhões de barris.

O crescimento económico asiático, em especial na China, e uma procura mais forte que a esperada nos países ricos que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sustentam esta revisão em alta.

Este organismo avisou que o barril de petróleo pode chegar aos 120 dólares em 2035. Nesse sentido, apelou ao investimento nas renováveis e no nuclear para manter o preço nos 90 dólares.



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