sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Greve dos Magistrados do Ministério Público


Foi publicado na Revista Advocatus o seguinte artigo no passado dia 24:

87% dos magistrados do Ministério Público aderem à Greve Geral

24-Nov-2010

A adesão à greve de hoje por parte dos magistrados do Ministério Público situava-se, às 12:00, nos 87 por cento, avançando o sindicato que “muitos” tribunais estão encerrados e os restantes com serviços mínimos.

 
“Aqueles tribunais que não estão fechados estão com os serviços mínimos”, avançou João Palma, considerando que houve uma “enorme” adesão à greve.

Dados do sindicato relativos às 12:00 indicam que, em termos nacionais, o número de magistrados do Ministério Público que aderiu à greve é de 87 por cento.

Dando alguns exemplos específicos, João Palma afirmou que, na Comarca da Grande Lisboa Noroeste, dos 66 magistrados, 63 estão hoje em greve, sendo que na Comarca do Alentejo Litoral a adesão é de 100 por cento.

O presidente do sindicato avançou ainda que na Comarca do Baixo Vouga dos 58 magistrados 48 estão hoje paralisados.

Já no Tribunal de Contas a adesão é de 100 por cento, enquanto que no Tribunal Constitucional dos quatro magistrados três estão em greve.

No caso do Tribunal da Relação do Porto 10 dos 13 magistrados aderiram ao protesto, enquanto que no Arquipélago da Madeira dos 22, 18 estão em greve.

Em Cascais, a adesão à greve geral foi de 50 por cento.

A CGTP e a UGT realizam hoje uma greve geral conjunta contra as medidas de austeridade, anunciadas pelo Governo em Setembro, que têm como objectivo consolidar as contas públicas, entre as quais os cortes de salários nos trabalhadores do Estado, o congelamento das pensões em 2011 e o aumento em dois pontos percentuais do IVA.
Esta é a segunda greve geral marcada pelas duas centrais. A primeira realizou-se há 22 anos contra o pacote laboral.
Fonte: Lusa







Artigos Relacionados
Em declarações à Agência Lusa, o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, João Palma, explicou que muitos dos tribunais, a nível nacional, estão fechados porque se conjugou a greve geral convocada com a dos magistrados.

Sem comentários: